Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog de J. Cura

Blog pessoal sobre filatelia e outros colecionismos

Blog de J. Cura

Blog pessoal sobre filatelia e outros colecionismos

Realidade Aumentada na filatelia portuguesa

Os CTT inovaram mais uma vez, desta vez associando-se à moda da Realidade Aumentada.

A emissão Navios Sagres e Creoula, lançados no dia 3 de agosto, teve como novidade a utilização de um QR-Code na pagela dessa mesma emissão. Esse código de barras de 2 dimensões, permite, para quem possui smartphones ou câmara web com o software respetivo, apontar para esse código impresso e aceder a uma página web da Marinha Portuguesa, sobre cada um dos navios ilustrados na emissão.

Na emissão conjunta Portugal- Brasil a lançar no dia 7 de Setembro, em ambos os países, com os escritores Fernando Pessoa e Cruz e Sousa, além do QR-Code, será ainda possível, através de um software adequado, identificar os próprios selos e aceder diretamente ao site da Comissão Organizadora do "Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal", o acesso ao site da Casa Fernando Pessoa,  e ainda um pequeno filme com a apresentação de um texto do poeta português.

Segundo indicações do diretor de Filatelia dos CTT, a 2ª série sobre o Fado, terá as mesmas funcionalidades. Além disso, estas experiências são isso mesmo e como tal, provavelmente este modelo poderá sofrer alterações e melhorias no futuro próximo, dado que estas utilizações são ainda muito básicas na área da Realidade Aumentada.
Além desta novidade da Realidade Aumentada, os CTT pretendem que o livro anual dedicados às crianças “O meu Álbum de Selos” deste ano, venha em conjunto com um DVD com várias funcionalidades, entre elas um livro desfolhável com os selos, bem como links para obter mais informações sobre cada uma das emissões do ano. Para além disso, haverá ainda possibilidade de colorir ilustrações, com programa de desenho.