Autocolantes da Lousã de 1988
2 Autocolantes da Lousã, a imitar azulejo, relativos à comemoração do 150º aniversário da 1ª Viagem Turística à Serra da Lousã e poema dedicado à Serra da Lousã de E. Sanches da Gama. Edição: Câmara Municipal da Lousã, 1988
O professor Adrião Pereira Forjaz de Sampaio e um grupo de personalidades de Coimbra, a convite do proprietário do Engenho do Papel do Penedo (Lousã), realizaram uma digressão à Lousã em julho de 1838, considerada como a primeira viagem de índole turística e cultural à Serra da Lousã, com grande relevância na construção e divulgação de uma imagem de beleza e grandiosidade da Serra da Lousã. As notas colhidas durante a viagem e a estada na Lousã foram narradas no opúsculo com o título “Uma Viagem à Serra da Lousã no mês de Julho de 1938”.
Já Eugénio Sanches da Gama, nasceu na Lousã em 1864, falecendo em Coimbra em 1933. Foi professor de Matemática e Ciências Naturais. Era também poeta, tendo publicado o seu primeiro livro de versos em 1885, de título: «Primaverais». Escreveu ainda os livros «Relicário de Simão Botelho» e «Pela Vida Fora». Colaborou na revista «Boémia» com António Nobre, Alberto de Oliveira e António Homem de Melo.
Obrigado Lúcia, pela oferta.