Edis de Portugal 10 - José Saramago
De origem camponesa, José Saramago nasceu na Aldeia de Azinhaga, Ribatejo, a 16 de novembro de 1922. Fez estudos secundários, interrompidos por dificuldades de ordem económica. Trabalhou em diversas profissões (serralheiro mecânico, desenhador, funcionário de Saúde e de Previdência Social, tradutor, editor e jornalista), tendo publicado o seu primeiro livro – “Terra do Pecado” em 1947. A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, escrevendo diversos romances de qualidade reconhecida, pelos quais lhe foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura em 1998.
Durante o ano de 1990, José Saramago foi presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), quando Jorge Sampaio foi presidente da Câmara de Lisboa, numa coligação entre PCP e PS. O mandato durou pouco mais do que um mês, tendo-se demitido em março daquele ano.
"Saramago estava empenhado na contestação que era então feita à orientação política imprimida ao PCP pela direcção dos comunistas portugueses. Face ao clima de críticas e acusações mútuas entre contestatários e direcção, Saramago bateu com a porta."