Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog de J. Cura

Blog pessoal sobre filatelia e outros colecionismos

Blog de J. Cura

Blog pessoal sobre filatelia e outros colecionismos

Edis de Portugal 10 - José Saramago

De origem camponesa, José Saramago nasceu na Aldeia de Azinhaga, Ribatejo, a 16 de novembro de 1922. Fez estudos secundários, interrompidos por dificuldades de ordem económica. Trabalhou em diversas profissões (serralheiro mecânico, desenhador, funcionário de Saúde e de Previdência Social, tradutor, editor e jornalista), tendo publicado o seu primeiro livro – “Terra do Pecado” em 1947. A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, escrevendo diversos romances de qualidade reconhecida, pelos quais lhe foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

bloco_1998_saramago.png

 

Durante o ano de 1990, José Saramago foi presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), quando Jorge Sampaio foi presidente da Câmara de Lisboa, numa coligação entre PCP e PS. O mandato durou pouco mais do que um mês, tendo-se demitido em março daquele ano.

"Saramago estava empenhado na contestação que era então feita à orientação política imprimida ao PCP pela direcção dos comunistas portugueses. Face ao clima de críticas e acusações mútuas entre contestatários e direcção, Saramago bateu com a porta."

cc_19990423_barroselas_saramago_honoris_causa.JPG

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.