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Blog de J. Cura

Blog pessoal sobre filatelia e outros colecionismos

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Postal máximo da Ponte 25 de abril 

pm_ponte_25_abril_lx (1).jpgPostal máximo triplo da Ponte 25 de abril com selo da emissão "Pontes e Obras de Arte" com carimbo de 1º dia da mesma emissão, de Lisboa, de 16/10/2008.

 

A Ponte 25 de abril foi inaugurada a 6 de agosto de 1966, antes do prazo esperado, então apenas com um tabuleiro rodoviário. Com a inauguração da ponte, os acessos entre Lisboa e a Margem Sul do Tejo, foram consideravelmente melhorados, permitindo o desenvolvimento urbano dessa última área. É impactante em toda a área do estuário do Tejo, tendo como referência a estátua do Cristo Rei, em Almada.
Até 1974, a Ponte 25 de abril chamava-se Ponte Salazar. O nome foi alterado a 5 de outubro desse ano e alude à revolução do 25 de abril. Em 1996, o Estado Português transferiu a exploração da travessia para a empresa Lusoponte. Em 1999 foi inaugurada a da travessia ferroviária no tabuleiro inferior.

Com um vão central superior a 1 quilómetro e um comprimento total de 2.3km, a Ponte 25 de abril é uma das maiores pontes suspensas do mundo, possuindo 16 vias de portagem (do lado sul). As 2 torres principais elevam-se cerca de 190m acima do nível da água e tendo uma altura mínima livre de navegação de 70m que assegura a navios de grande porte o acesso ao porto de Lisboa.

A nível filatélico, a ponte 25 de abril aparece pelo menos em 7 selos e 3 blocos (emissões: Ponte Salazar, 1966; Travessia Ferroviária da Ponte 25 de Abril, 1999; Pontes e Obras de Arte, 2008; Cristo-Rei, 2009), 4 inteiros postais, 7 carimbos comemorativos e 2 carimbos de 1º dia.