Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog de J. Cura

Blog pessoal sobre filatelia e outros colecionismos

Blog de J. Cura

Blog pessoal sobre filatelia e outros colecionismos

Postal: Sanatório Marítimo de Carcavelos

postal_carcaelos_costa_Sol_sanatorio_maritimo_dr_J

Postal do  Sanatório Marítimo Dr. José de Almeida, em Carcavelos (Costa do Sol). Nº 21. Década de 1950?

"Antigo Forte do Junqueiro, outrora conhecido por Forte de S. Domingos de Rana, foi mandado edificar em 1645 no reinado de D. João IV por ordem do Conde de Cantanhede, D. António Luís de Menezes, então governador de armas de Cascais, durante as guerras da Restauração, com o objetivo de evitar possíveis desembarques das forças espanholas.
Em 1720 ainda estava em bom estado de conservação, mas não tinha guarnição, vindo a ser reativado em 1762/63, aquando da Guerra dos Sete Anos. Todavia, ainda que não tivesse deixado de integrar os planos de defesa de Lisboa até às guerras liberais, perdeu valor estratégico ao longo dos tempos, até à sua desativação como praça militar no ano de 1894.
Em 1897 o edifício foi adaptado para a instalação do Sanatório Marítimo de Carcavelos, mercê da atividade do conselheiro Tomás Ribeiro e do médico Dr. José Joaquim de Almeida que, na sequência de várias obras de beneficiação, seria oficialmente inaugurado em 1902. As obras de adaptação foram financiadas pela benfeitora D. Maria Albina Baracho Encerrabodes, tendo o sanatório começado a funcionar com lotação para 26 crianças do sexo masculino e alargando, mais tarde, a sua atividade, ao tratamento de doentes de ambos os sexos. Em 22 de dezembro de 1921, passou a denominar-se Sanatório Marítimo Dr. José de Almeida.
No início da década de 1970, devido aos progressos da terapêutica e consequente decréscimo da tuberculose óssea, esta unidade de saúde foi progressivamente reconvertida por forma a dar resposta aos doentes de traumatologia e ortopedia, oriundos dos serviços de urgência dos Hospitais Civis de Lisboa. Em 1982 a sua designação é alterada para Hospital Ortopédico Dr. José de Almeida, nome do seu fundador, vindo a ser desativado, em 2010, com a inauguração do Hospital de Cascais, que igualmente receberia o nome deste ilustre médico."

in historypin.org 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.